12/07/2017
0

A dupla de designers holandeses Scholten & Baijings criam padrões customizáveis para estampar vidros

O casal Carole Baijings e Stefan Scholten, ou apenas Scholten & Baijings, estão entre os mais importantes designers contemporâneos da Holanda. A dupla se tornou conhecida do grande público por ter desenhado uma extensa coleção de utilitários para a Hay, marca descolada e de preços acessíveis, à venda em várias lojas pelo mundo, como a do museu nova-iorquino MoMA.

scholten-baijings-skyline-design-glass-011

Uma das principais características do design de produto do Scholten & Baijings é o uso do design gráfico. Para eles, boa forma e função sempre ganham superfícies trabalhadas de maneira inovadora e interessante. Em quase todos os seus projetos, eles criam estampas marcadas pela geometria e por sutis gradações de cores, além de uma paleta que se tornou sua assinatura: tons rebaixados de rosa, verde e azul combinados a cores neon como amarelo e pink. Procure pelos tecidos exclusivos criados para marcas como Hay e Maharam, ou para a Moroso e a Herman Miller.

Foi um prato cheio para eles, então, o convite para desenhar novas estampas em vidros para a empresa Skyline Design (skydesign.com). A parceria, que recebeu o nome Glass Gradients, foi apresentada na última Neocon, importante feira mundial focada em espaços corporativos que acontece anualmente em Chicago.

A ideia do Scholten & Baijings é genial por sua simplicidade. Eles usam apenas duas formas geométricas básicas nas estampas, o quadrado e o círculo, dispostos repetidamente de maneira a formar um grid. Cada cliente, no entanto, pode recriar a estampa, feita sempre sobre vidro transparente, mudando as dimensões das formas geométricas e as cores. Assim, cada pessoa tanto pode optar por uma sequência de pontos pequeninos ou grandes quadrados e círculos, quanto pode escolher uma ou mais cores para a mesma chapa – a transição de um tom a outro é feita sutilmente.

Com essas possibilidades de customização chega-se a diferentes níveis de transparência e, consequentemente, de privacidade, adequando os vidros a cada ambiente onde serão instalados. Os padrões podem ser aplicados em ambas as faces das chapas vítreas, seja pela técnica de impressão da cor ou de gravação (que gera o efeito fosco no material). O resultado de mais essa possibilidade extra são feitos óticos únicos

scholten-baijings-skyline-design-glass-013 scholten-baijings-skyline-design-glass-018 scholten-baijings-skyline-design-glass-007 scholten-baijings-skyline-design-glass-009 scholten-baijings-skyline-design-glass-020

Fotos: Reprodução @Inga Powilleit