Categoria / Inovação

bone-for-web-061124-Laarman-Bonechair-4399-1500x630

Artesanato na era digital: o futurismo de Joris Laarman

“O artesanato não deve ser visto como nostálgico e sim como algo que está em permanente evolução, e que, com o auxílio de ferramentas da alta-tecnologia, pode ser central para a sociedade no futuro”, anunciou certa vez Joris Laarman.

T-Sroof-Slate

O lançamento do telhado solar pela Tesla, de Elon Musk, é o terceiro pilar na ambição de um planeta movido por energia limpa e sustentável

A ideia por trás desse produto, tido por Elon Musk como tão revolucionário quanto tudo que a Tesla criou até hoje, é puro pensamento de design: melhorar o desempenho de painéis solares ao torná-los mais atraentes. Ao invés de grandes placas feiosas sobre a cobertura usual de uma casa, no Solar Roof as próprias telhas são capazes de captar a luz do sol.

02006_00_Olson_Cabin_N3-2000x1118

Um dos mais respeitados arquitetos americanos, Jim Olson recriou diversas vezes seu refúgio em meio à floresta do estado de Washignton, para estar cada vez mais imerso na natureza

A propriedade, à margem do estuário Puget Sound, fora adquirida pelo avô do arquiteto em 1912. Mantinha intacta sua floresta de plantas nativas de Washington, estado no extremo noroeste dos Estados Unidos, com diversas espécies de pinheiros e cedros. Olson construiu uma cabana de meros 14 x 14 pés (cerca de 20 m²), em meio a uma clareira, usando materiais simples pré-fabricados, como chapas de alumínio e de madeira. Um perfeito refúgio para estar imerso na natureza.

kengo-kuma-yakisugi-lasvit-016

Ao subverter duas técnicas tradicionais, a do cristal artesanal e a da carbonização da madeira, Kengo Kuma criou uma coleção original de luminárias de vidro

Inspirado em técnica de pescadores de ilhas japonesas, Kengo Kuma cria uma coleção original de luminárias de vidro.

public-safety-answering-center-ii-psac-bronx-new-york-city-emergency-response-usa-architecture-skidmore-owings-merrill-som_dezeen_14

O escritório de arquitetura SOM, autor de alguns dos mais impressionantes arranhas-céu de vidro do mundo, usa o alumínio em novo projeto para o centro de emergência 911 de Nova York

O escritório americano Skidmore, Owings & Merrill, conhecido pela sigla SOM, é responsável pelos projetos de alguns dos arranha-céus mais icônicos do planeta usando o vidro como principal componente das fachadas destes edifícios. No entanto, em um novo projeto contratado pela prefeitura de Nova York, o SOM teve que optar por um outro material, o alumínio.

scholten-baijings-skyline-design-glass-014

A dupla de designers holandeses Scholten & Baijings criam padrões customizáveis para estampar vidros

O casal Carole Baijings e Stefan Scholten, ou apenas Scholten & Baijings, estão entre os mais importantes designers contemporâneos da Holanda. A dupla se tornou conhecida do grande público por ter desenhado uma extensa coleção de utilitários para a Hay, marca descolada e de preços acessíveis, à venda em várias lojas pelo mundo, como a do museu nova-iorquino MoMA.

rcr-arquitectes-.-Casa-Entremuros-.-Olot-2-640x493

Entre passado e presente: uma casa projetada pelo vencedor do Pritzker 2017, o escritório catalão RCR Arquitectes

Longe dos holofotes que iluminam os edifícios vistosos de “star architects” pelos quatro cantos do mundo, os projetos do RCR são discretos e tem vínculo estrito com sua região de origem, a província de Girona, no nordeste da Espanha.

drones-2

Os chineses e a sua paixão pelas pontes de vidro

Fabricante chinesa de drones constrói ponte de vidro nas alturas para demonstração dos seus produtos. Ou seja, as pessoas verão drones voando sob seus pés!

Divelle_0132

Esquadrias de alumínio a favor da arquitetura estética e funcional

A escolha das aberturas e esquadrias de um projeto arquitetônico merecem atenção especial. Elas são fundamentais e estratégicas para o resultado final desejado.

vidro-dicroico

Vidro dicroico e cristal puro ganham vida em esculturas de Jack Storms

O vidro inspira e motiva artistas por todo o mundo. E o trabalho do escultor Jack Storms encanta pelo seu hipnotizante efeito prismático capaz de refletir as cores do arco-íris.

11._Iwan_Baan_for_Fondation_Louis_Vuitton_©Iwan_Baan_2014

A arte contemporânea de Frank Gehry neste magnífico projeto arquitetônico

Uma obra construída em Paris, de forma a prestigiar a tradição dos edifícios de vidro dos jardins do século XIX. Assim é a Fundação Louis Vuitton.

jti-headquarters-japan-tabacco-international-som-commercial-office-geneva-switzerland-hufton-crow-photography_dezeen_936_7

Aço e vidro em prol da integração entre obra e paisagem

Tendo como vizinhos um lago e os Alpes Suíços, projeto oferece espaços sociais de colaboração para seus colaboradores e visitantes.

SolarDome-9

O vidro como proteção contra o frio

Se você é daqueles que não gostam do frio e, consequentemente, nunca pensou em ir morar em países onde o inverno é severo, esse é um motivo para, quem sabe, mudar de ideia!

glausy_vidro_persiana

Testes em vidros prometem inovar em funcionalidade

Tecnologia aplicada em persianas inteligentes, que possuem uma película de cristal líquido, traz inovação, funcionalidade e apelo estético aos ambientes.

TorontoLights_08

Uma experiência para entreter e inspirar mesmo nos dias mais frios

A luz trabalhada por talentosos artistas para oferecer aconchego e calor ao rigoroso frio canadense. Conheça o Toronto Light Festival!